Pt
|
En
Parque Eólico da Serra do Cume (Terceira) em primeiro na sua categoria-23-02-2011 @ 16:13


O parque eólico da Serra do Cume, na Ilha Terceira, foi o melhor produtor mundial dentro dos que possuem aerogeradores do tipo E44, revelou a Electricidade dos Açores (EDA).

Segundo a EDA, de acordo com dados do fabricante dos aerogeradores que equipam aquele parque eólico, "no ano de 2010, a produção do Parque Eólico da Serra do Cume atingiu valores que o colocam no primeiro lugar a nível mundial, tendo por base uma listagem referente a aerogeradores do tipo E44".

Este primeiro lugar mundial correspondeu ao equivalente a 4.268 horas em plena produção. Este número é encontrado dividindo o total de energia produzido pelo parque eólico pela sua potencia nominal total. Assim, sabendo que o ano tem 8.760 horas, verifica-se que este parque eólico apresentou em 2010 um factor de capacidade de 48.7% (numero de horas equivalentes à potência nominal a dividir pelo numero de horas do ano). Este é um claro indice da "qualidade" do vento neste local.

A produção total do parque eólico foi de 18.3GWh, o que corresponde a 8.5% do total de energia eléctrica produzido na ilha Terceira, em 2010.

Fonte: Açoriano Oriental online.


 ::  Redes Inteligentes de Energia  ::  Cenários Integrados para Ilhas  ::  Utilização Inteligente de Energia  ::  Dinâmicas dos Recursos Renováveis  ::  Mobilidade Sustentável ::
© 2010 - Bruno Silva